segunda-feira, 7 de setembro de 2009

30 ANOS DEPOIS. Ivanésio Merlo

IVANÉSIO E VALÉRIA NO CONGRESSO DE ANGIOLOGIA EM FEVEREIRO DE 1979

IVANÉSIO E VALÉRIA EM 2009














30 ANOS DEPOIS.

Se a história é a filosofia inspirada nos exemplos e a filosofia o guia da vida, rememorar o XXIII Congresso Brasileiro de Angiologia ocorrido em Maceió de 11 a 17 de fevereiro de 1979, é testemunhar um passado que se constitui na essência histórica e filosófica da SBACV e suas diversas biografias.

Trinta anos depois estou me preparando para novamente voltar a Maceió. Desta vez será um Congresso sob a Presidência do Dr. Guilherme Pitta, que na época ainda estava nos bancos escolares. Ratificando a importância da renovação de lideres com o atestado de que conhecimento também é poder o Dr. Pitta e sua Comissão Organizadora, com certeza, irão confirmar o trabalho empreendido nesses últimos 2 anos. Ninguém duvida que teremos um Congresso com muitas surpresas e que também ficará na história da SBACV.

Em 1979, o Dr. Dirceu Falcão de Almeida, fundador da Regional de Alagoas, foi o Presidente do XXIII Congresso. Acho oportuno falar um pouco sobre Dirceu Falcão, homem culto, empreendedor, cirurgião brilhante, de trabalho intenso e que hoje, seria qualificado como um “ multimidia “ : escritor, poeta, articulista, gourmand, técnico de futebol(CSA). Nascido em Maceió em 18 de abril de 1934, foi precocemente afastado do nosso convívio ao falecer com 58 anos de idade, em abril de 1992. Diplomado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas, onde depois foi Assistente da Clinica Cirúrgica. Entre seus diversos trabalhos foi: fundador da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Cabeça e Pescoço, Titular da Sociedade Brasileira de Cancerologia e do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Professor Coordenador do Curso de Mestrado da Universidade Federal de Pernambuco, Professor Convidado da Escola de Ciências Medicas de Alagoas e da qual recebeu o titulo de Professor Honoris Causa em 1992..

Ao entrar naquele avião no dia 10 de fevereiro de 1979, rumo a Maceió, eu ainda Médico recém formado e Residente do 2º ano do Serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular do Hospital da Lagoa do Rio de Janeiro, não podia imaginar que estaria mudando definitivamente o rumo da minha vida. A ansiedade curiosa do meu primeiro Congresso, iria se confundir com surpresa do destino. Mas, se nem mesmo os deuses lutam contra o destino, não seria eu desafia-lo. Nesse Congresso conheci Valeria, que viajava em companhia da família e do pai, Dr. Amélio Pinto-Ribeiro . Assim, 2 anos depois estávamos casados, com a benção do Dr. Carlos José de Brito e sua esposa Sra. Nazareth. Hoje com 3 filhos Paula, Márcio e Carina, descobrimos que mesmo o acaso não é impenetrável, tem suas regras próprias, confirmando o que escreveu o filósofo alemão Schopenhauer: o destino embaralha as cartas, nós as jogamos.

Ivanésio Merlo
Titular da SBACV
Titular do CBC
Presidente da SBACV-RJ (2008-09)