sábado, 23 de janeiro de 2010

CFM produzirá assinatura digital

O Conselho Federal de Medicina (CFM) se tornará uma autoridade certificadora do padrão de Infra-Estrutura de Chaves Públicas (ICP Brasil). Com isso, poderá oferecer a certificação digital (assinatura eletrônica) com CRM aos profissionais médicos. O novo instrumento, fundamental
para a implantação dos prontuários eletrônicos, deve estar pronto ainda em 2010.
Atualmente, a Câmara Técnica de Informática em Saúde do CFM analisa projetos semelhantes de outras instituições que já atuam como certificadoras, como o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Recentemente, o CFM recomendou aos médicos de todo o país que aguardem a definição do calendário e dos procedimentos de disponibilização da assinatura eletrônica com código de CRM para os profissionais da categoria, conforme previsto na Resolução CFM 1.821/07.
A cautela é necessária diante da oferta no mercado de assinaturas deste tipo que não atendem aos requisitos previstos no Manual de Certificação para Sistemas de Registro Eletrônico, elaborado pelo Conselho Federal de Medicina e Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS).